Não dá para ser um conto de fadas o tempo todo.

São centenas os filmes que possuem um final feliz e super romântico. Casais que se apaixonam à primeira vista, que se reencontram após muito tempo ou que estão dispostos a passar o resto de suas vidas juntos… Enfim, são inúmeros os “finais felizes” no cinema, mas acontece que há um outro lado menos colorido e mais pé no chão.

Da mesma forma que filmes românticos restauram a nossa fé no cupido, alguns podem servir como um balde de água fria ou, pelo menos, nos fazer refletir sobre um antigo relacionamento e o que realmente queremos para a vida.

Separamos alguns filmes abaixo que têm em suas temáticas o fim de um relacionamento, assim como um grande foco em qual pode ser a melhor forma de lidar com algo que traz muito sofrimento no início, mas que pode clarear muitas coisas num futuro próximo:

História de um Casamento

O filme de Noah Baumbach começa da melhor forma possível: vemos os dois protagonistas, interpretados por Adam Driver e Scarlett Johansson, apaixonados, criando uma família e formando uma história de amor e compromisso profissional juntos. Mas não tarda muito para que o casamento vire um processo de divórcio, com ambos tentando conciliar suas vidas com visitas a advogados, etc. História de um Casamento é uma experiência cinematográfica triste mas sobretudo real, pois mostra que algo de bom pode, sim, permanecer – mesmo na pior das circunstâncias.

Blue Valentine

Protagonizado por Ryan Gosling e Michelle Williams, o drama dirigido por Derek Cianfrance é um dos mais tristes relacionados a um término de casamento. No caso de Blue Valentine, o casal tem uma filha e, mesmo querendo fazer com que tudo dê certo para que a criança fique feliz, eles não conseguem se libertar das brigas e das tristes lembranças.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

O filme de Michel Gondry já pode ser considerado um verdadeiro clássico deste século, não? Afinal, não dá para esquecer das atuações admiráveis de Jim Carrey e Kate Winslet nessa história de um término tão traumático que resultou na perda de lembranças. Ao descobrir que sua ex, Clementine (Winslet), realizou um procedimento que apagou todas as memórias que tinha de Joe (Carrey), ele decide fazer o mesmo. Mas, mesmo com a ciência indo contra os sentimentos, eles ainda conseguem se reencontrar e decidir o que fazer o que sentem um pelo outro, apesar de todos os percalços. Certas coisas não são fáceis, mas ainda valem a pena.

Todas as Canções de Amor

Duas linhas temporais interligadas por um apartamento e uma fita cassete formam o enredo deste belo filme nacional dirigido por Joana Mariani. Dois casais vivem no mesmo lar (um na década de 90 e outro nos dias atuais) e vivem momentos bem diferentes em seus relacionamentos, pois um casamento está chegando ao fim e o outro está apenas começando. Todas as Canções de Amor está disponível no Telecine!

500 Dias com Ela

Zooey Deschanel despontou como uma das queridinhas de Hollywood neste filme ao lado de Joseph Gordon-Levitt500 Dias com Ela entrou na mente e no coração de muitos cinéfilos seja por conta das frase icônicas ou do estilo nova-iorquino da história. Mas, mesmo com uma direção leve que alterna as estações do ano e uma trilha-sonora viciante, o filme não é lá tão otimista… Afinal, Summer (Deschanel) é o primeiro grande amor de Tom (Levitt), mas que quebra seu coração em pedacinhos – até que outra estação comece, é claro!

Annie Hall

Um dos maiores clássicos de Woody AllenAnnie Hall (ou como é conhecido no Brasil: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) conta a história de um casal completamente diferente e que, ainda assim, tenta fazer as coisas darem certo. O roteiro é sem dúvidas um dos pontos altos da trama, que acompanha o vai e vem do casal em Nova York.

FONTE: ADOROCINEMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.